MACHADO DE ASSIS, O GRANDE

Machado de Assis foi, para muitos, o maior dos escritores brasileiros. Influenciou e continua influenciando novos escritores.

Quando iniciei meus estudos literários acreditava que havia um certo exagero quando se falava em Machado, mas quando começei à aprofundar meus estudos vi que ele foi um escritor por excelência, seus textos são muito bem escritos, que por sua vez vai cativando o leitor em cada página, em cada relato, em cada descrição dos personagens...

Para quem quer conhecer um pouco mais de Machado, segue uma pequena biografia:

Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que freqüentará o autodidata Machado de Assis. De saúde frágil, epilético, gago, sabe-se pouco de sua infância e início da juventude.

A galeria de tipos e personagens que criou revela o autor como um mestre da observação psicológica. ... Sua obra divide-se em duas fases, uma romântica e outra parnasiano-realista, quando desenvolveu inconfundível estilo desiludido, sarcástico e amargo. O domínio da linguagem é sútil e o estilo é preciso, reticente.

Um dos romances que eu sempre releio é Dom Casmurro, e a cada leitura eu fico mais confusa, porque eu quero descobrir o que realmente aconteceu, com os personagens Bentinho, Capitú e Escobar, mas ainda não consegui desvendar o segredo de Machado, e talvez nunca descobrirei.



Frases Machadianas:


"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar".

"Está morto: podemos elogiá-lo à vontade".

"Há coisas que melhor se dizem calando".



Fonte: Releituras.Com


Um comentário:

  1. Profa. Hana, meu nome é Vinícius Canhoto e estou coordenando um ciclo sobre Machado de Assis e gostaria de convidá-la para alguma das mesas que vou coordenar, gostaria de saber se a você é da grande São Paulo, maiores informações, entre em contato comigo: viniciuscanhoto@hotmail.com

    ResponderExcluir