HORA CERTA



Hoje, às 10:10 hs, acontecerá o grande evento...


Não é este o modo correto de se apresentar as horas, na língua portuguesa. Aliás, é comum vermos vários tipos (errados) de abreviações para as horas, por aí:


10:10, 10:10hs, 10:10hrs, 10h10m...


A correta representação das horas em nossa língua não é efetivada com a utilização de dois pontos, e sim com a abreviação da palavra hora, que é simplesmente a letra h, sem ponto final. Nunca hs nem hrs. A representação dos minutos é feita com a abreviação da palavra minuto, que é min, sem ponto final. A forma correta de abreviação, portanto, seria:


19h30min, 12h45min, 17h10min...


A abreviação min, porém, é dispensável, pois subentende-se que o que vem depois de horas são os minutos. Poderíamos, então abreviar também assim:


19h30, 12h45, 17h10...


A frase do começo, então, seria corretamente assim reescrita:


Hoje, às 10h10, acontecerá o grande evento...



Bom português e bom fim de semana!


Fonte: http://www.gramaticaonline.com.br


7 comentários:

  1. Respostas
    1. acho que vocêis etão errado porque aprendie a muito tempo que horas é 10hs e 16 min. E ansim ta baum

      Excluir
  2. muito interessante.
    Engraçado como eu nunca havia visto isso antes, na verdade aprendi na escola que a maneira correta é 10:10hs, mas, é muito bom está sempre lendo para que possamos aprender coisas novas;

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se o tipo de abreviação de outras palavras continua do mesmo jeito, por exemplo: INCRA, UFOP, ANAC, TeleRJ, TeleMiG>> Nas três primeiras cada letra tem um significado, por isso todas são maiúsculas. Já nas duas últimas são grafadas de maiúsculas somente as Primeiras letras que dão significado a sigla.

    ResponderExcluir